MODALIDADES

Natação

A Superação Academy

A natação é considerada um dos esportes mais saudáveis, pois trabalha com diversos grupos musculares e articulações do corpo. Há também o benefício desta prática desenvolver o sistema cardíaco e respiratório. Como qualquer atividade esportiva, antes de praticar, o indivíduo deve procurar orientação de um profissional da área e passar por testes de avaliação médica.

A natação é um esporte e uma forma de movimento que visa à sustentação e a propulsão sobre a água e se dá através da combinação rítmica entre membros superiores e inferiores. Inicialmente o homem dispunha desta atividade como meio de sobrevivência e a aprendeu não somente por instinto, como também observando os animais.

Esta saudável atividade pode ser praticada para fins recreativos ou como esporte, onde os principais estilos são: o estilo livre (onde o nadador escolhe o modo que mais lhe agradar) e o estilo medley (onde são usados todos os estilos em seqüência). Já as provas podem ser individuais ou de revezamento. Nas provas individuais o nadador pode escolher o estilo livre ou medley, em percursos de 50, 100, 200, 400, 800 ou 1500m. Nas provas de revezamento quatro atletas se revezam em percursos de 4×100 e 4×200 no estilo livre e 4×100 para o estilo medley.

A piscina oficial tem comprimento de 50 metros, profundidade igual ou superior a 1,35 metros, oito raias de 2,5 metros de largura cada uma e a temperatura não deve passar dos 21ºC.

Existem outras quatro formas de praticar a natação. São elas: o nado de peito, crawl, borboleta e costas.

No nado de peito o praticante desloca-se movimentando as pernas feito as de uma rã e deslocando para trás com os braços a água na frente do peito.

O nado crawl é realizado com a barriga para baixo, enquanto as pernas batem alternadamente de cima para baixo, e as braçadas são feitas movimentando um braço para frente deslocando a água para trás e em seguida o outro repetindo a mesma seqüência de movimentos. A respiração ocorre entre as braçadas.

No nado borboleta ambos os braços são trazidos ao mesmo tempo para frente e deslocando a água para trás, já as pernas e o tronco descrevem um movimento ondulatório.

O nado de costas é parecido com o nado crawl sendo que, como o próprio nome diz, é realizado de costas e, portanto, os braços são movimentados no sentido contrário. Já as pernas deslocam a água de baixo para cima.

As provas são disputadas por homens e mulheres em 16 categorias diferentes de acordo com o estilo e variam de 50 a 1500 metros.

NA SUPERAÇÃO ACADEMY VOCÊ AINDA TEM OS SEGUINTES TREINAMENTOS...